Central de Ajuda

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As compras são realizadas apenas em nossa loja online, e comprar é bem simples.

Basta selecionar seus produtos favoritos, adicionar ao carrinho e clicar em “Finalizar Compra”. Confira se selecionou o produto, cor e tamanho corretos. Insira seu CEP, e clique novamente em “Finalizar Compra”.

A partir daí, você precisa inserir seu e-mail já cadastrado no site, ou criar um cadastro (é bem rapidinho!). Confira o endereço de entrega, selecione sua forma de pagamento desejada e pronto. Você realizou uma compra na Angê, e em breve seus favoritos chegarão até você!

Caso precise de qualquer ajuda, nosso time de atendimento vai te ajudar.

Claro que sim! Você pode comprar através de CPF ou CNPJ, sem quantidade mínima. Todos os valores de nossa loja online já estão com preço de Atacado.

Sim! Você ganha o frete grátis em compras acima de R$ 299,00, e os envios são para todo o Brasil.

Neste caso, como o pedido já está em rota para seu endereço, ao ser realizada uma tentativa de entrega pela transportadora, você precisará recusar o recebimento. Desta forma, a transportadora devolverá o seu pedido para nosso centro de distribuição, e ao 3 chegar por aqui, daremos continuidade ao processo de cancelamento de seu pedido.

Não esqueça de comunicar ao nosso time o seu desejo de cancelamento, tá? Você pode entrar em contato conosco pelo Chat, Whatsapp, E-mail, Rede Social, e-mail e telefone.

Recuperar seu boleto é bem simples:

Acesse o e-mail de resumo do seu pedido: Lá você encontra o botão "Imprimir Boleto". Clique e pronto! Ou, visite "Minha Conta" no nosso site: Na aba "Pedidos", seu boleto estará te esperando. Lembre-se:

 

O prazo para pagamento é de 3 dias úteis. Vencido, o boleto perde a validade e a compra precisará ser refeita. Dúvidas? Nosso suporte está à disposição para te ajudar!

Através dos e-mails de acompanhamento de pedido que nós enviamos para o seu e-mail cadastrado. Em cada etapa, você fica ciente do que está ocorrendo com sua compra. Você também pode acompanhar seu pedido através do seu Login no site, clicando em “Meus Pedidos”.

Somos o mais transparente possível, mas lembre-se que se você tiver qualquer dúvida, o nosso time de atendimento vai ficar feliz em te ajudar.

Entre em contato com o nosso atendimento o mais rápido possível e informe o tipo de alteração que você precisa. Lembramos que:

1. A alteração só pode ser realizada se o seu pedido não foi faturado/ enviado. 
2. As alterações de endereço precisam ser para o mesmo estado e município.

A reserva de produtos é feita assim que seu pagamento é efetuado. Nas compras realizadas através de boleto, após o vencimento do mesmo, suas peças selecionadas voltarão automaticamente para o estoque. Então não esqueça de efetuar o pagamento do boleto até a data de vencimento

Depois de chegar ao seu email, o link ou código de rastreio pode levar até 2 dias úteis para ter uma atualização no sistema da transportadora. 
Mas não se preocupe, o prazo de entrega combinado no momento da sua compra será respeitado.

O prazo de entrega será informado na finalização de seu pedido, e também nos e-mails de acompanhamento que são enviados para o e-mail cadastrado.

Por aqui, acompanhamos todos os pedidos diariamente, então se por acaso seu pedido sofrer qualquer tipo de atraso, nosso time de atendimento vai ativamente se comunicar com você. Do início ao fim, conte com nossa equipe, vamos te dar todo o suporte necessário.

Assim que seu pedido tem o pagamento confirmado, nosso time já começa a separação e envio por aqui. Seu rastreio fica disponível assim que a transportadora registra o envio para seu endereço. A partir daí, é gerado um código de rastreio, que é enviado pela Angê para seu e-mail cadastrado.

Existem algumas situações que podem ter ocorrido:

1. Seu boleto pode ter vencido. O prazo para pagamento do boleto é de 3 dias úteis. Neste caso, você precisará realizar um novo pedido e efetuar o pagamento dentro do prazo informado na finalização de seu pedido.

2. O PIX não foi feito. O prazo para pagamento PIX é de até 24 horas. Neste caso, você precisará realizar um novo pedido e efetuar o pagamento PIX em até 24 horas.

3. A análise de dados não aprovou a sua compra. Todas as compras efetuadas através de cartão de crédito passam por uma avaliação de dados (antifraude) para garantir a segurança do nosso cliente. Para saber mais, acesse o artigo “Comprei com cartão de crédito mas o pedido ainda não foi aprovado. O que fazer?”, ou entre em contato com nosso time de atendimento.

Para a sua segurança, todas as compras realizadas com cartão de crédito passam por uma análise de dados em uma empresa parceira e especializada. Após a análise destes dados e dentro de um período de até 3 dias úteis, o pedido é aprovado ou reprovado. Se houver alguma divergência nos dados, o pedido é automaticamente cancelado.

Ressaltamos que o sistema foi desenvolvido de forma a priorizar a segurança do cliente. Esclarecemos que nestes casos, o valor foi autorizado, mas não capturado pelo cartão de crédito. Isso significa que ele não chegou a ser cobrado.

Em alguns casos, no entanto, pode acontecer do valor aparecer na fatura. Nessas situações, a própria operadora retirará automaticamente esse valor em até 7 dias úteis. Se por acaso a cobrança permanecer após este prazo, pedimos que você entre em contato com nosso time de atendimento.

Nosso sistema não permite essa alteração, por isso confira sempre todas as informações de pagamento escolhida.

Na Angê você tem desconto de 10% em todas as compras via PIX ou Boleto! Além disso, nas compras acima de R$ 299,00, o frete é por nossa conta.

 

Na finalização da compra você pode escolher apenas 1 (um) cartão de crédito para pagamento.

A data de vencimento do boleto é fixa e sem alteração. O prazo para pagamento é de até 3 dias úteis.
 

A confirmação do pagamento do boleto é feita em até 3 dias úteis. Basta aguardar este prazo e acompanhar os e-mails que enviaremos para você. Caso tenha alguma dúvida, nosso time de atendimento pode te ajudar.

Você pode finalizar suas compras através de PIX e Boleto com 10% de desconto. 

Também aceitamos cartão de crédito, PayPal e Mercado Pago, em até 10x sem juros. As bandeiras aceitas são Mastercard, Diners Club, Visa, Elo e American Express. 
 

Para consultar o prazo de entrega basta acessar o site e clicar no ícone do carrinho de compras, localizado no canto superior à direita da tela.

Ali você encontrará a opção “Calcular frete”. Basta digitar seu CEP para ter uma estimativa de prazo de entrega e valor do frete.

Nós enviamos seu código para o e-mail cadastrado, basta clicar no link disponível no e-mail e acompanhar seu pedido.

Lembre-se que o código de rastreio é enviado assim que a transportadora realiza a postagem de seu pacote, e que ele recebe atualizações de status em até 2 dias úteis.

O valor de frete é calculado com base na distância, peso e modalidade de transporte. Para ganhar frete grátis, basta que suas compras sejam acima de R$ 299,00.
 

O prazo de entrega será informado na finalização de seu pedido, e também nos e-mails de acompanhamento que são enviados para o e-mail cadastrado.

Basta acessar nossa calculadora de frete disponível na página de finalização de compra. Insira seu CEP, clique em 'Calcular' e aguarde a informação de prazo aparecer na tela. (Inserir guide por imagens). Não se preocupe pois essa simulação não implica em cobrança.
 

Enviamos para todo o Brasil e Exterior! Para o Brasil, temos as modalidades PAC e SEDEX. Para a cidade de Nova Friburgo/RJ, disponibilizamos a entrega expressa via motoboy parceiro da Angê. Para os envios para o Exterior, entre em contato com o nosso time de Atendimento para receber mais informações. Será um prazer te ajudar!
 

Isto ocorre por dois motivos:

Houveram ao menos 3 tentativas de entrega sem sucesso ou;
O local de entrega tem acesso restrito ou de difícil acesso.

Neste caso, compareça à agência dos Correios informada no próprio rastreio, munido de código de rastreio e documento de identificação original, no prazo de 7 dias corridos após a última atualização.
Em caso de não retirada do pacote, ele retornará para nosso centro de distribuição para um novo envio. Os custos de reenvio são de responsabilidade do cliente.
 

Em caso de ausência e não recebimento do pedido, o pacote retornará para nosso centro de distribuição para habilitarmos um novo envio. O custo do reenvio será de responsabilidade do cliente.

 

Em caso de endereço incorreto ou pessoa desconhecida no local, o pacote poderá aguardar retirada na agência de correios ou retornará para nosso centro de distribuição para habilitarmos um novo envio. O custo do reenvio será de responsabilidade do cliente. Indicamos que sempre acompanhe seu rastreio.
 

Nosso time de Atendimento acompanha cada etapa de seu pedido até a entrega, e sempre entramos em contato caso haja qualquer atraso no transporte. Por aqui, também comunicaremos oficialmente à transportadora, e faremos a abertura de um Pedido de Informação (PI) solicitando informações precisas sobre o status real de seu pedido. Cada nova atualização será informada por nosso time para que você esteja sempre ciente de sua compra. Conte com a gente!
 

Você tem até 7 dias corridos, a partir do recebimento do produto constante no rastreio, para solicitar a Troca através do e-mail contato@useange.com.br. Basta colocar o assunto “TROCA” e informar no corpo do e-mail:

1. Número do pedido (disponível em todos os e-mails que enviamos e em seu Login no site)
2. Referência da peça que deseja trocar (a referência consta em sua Nota Fiscal, nos e-mails de acompanhamento de pedido e em seu login)


O produto não pode apresentar sinais de uso e/ou lavagem, qualquer alteração, e deve estar em perfeitas condições e com a etiqueta afixada.

Assim que recebermos seu e-mail, nosso time de logística reversa entrará em contato com você no prazo de até 2 dias úteis para passar todas as informações necessárias para o envio de sua troca.
Importante: sendo sua primeira compra conosco, o frete de retorno do pedido é por nossa conta (exceto a embalagem).

Após nosso time enviar seu código de autorização de postagem via e-mail, você deverá comparecer à uma agência dos Correios para postar a sua troca munido de:

1. Produto;
2. Nota fiscal (enviada fisicamente e disponível também em seu email);
3. Código de autorização de postagem

Caso alguma das regrinhas não seja cumprida, a Angê se reserva ao direito de não realizar a troca.
Assim que sua troca for recebida por aqui, nosso time analisará as peças, e estando tudo certo, emitiremos um crédito personalizado para utilização em uma nova compra no site.

Importante que haja a solicitação da Troca via e-mail e o envio do produto em perfeito estado, conforme informado acima.

Toda a nossa política de trocas é feita com respeito às suas necessidades, baseada no Código de Defesa do Consumidor, com atenção à Lei do E-commerce (Decreto n° 7.962, 15/03/2013).
Em caso de dúvidas sobre o procedimento de Troca, nosso time de Atendimento está disponível para te orientar. 

Você tem até 7 dias corridos, a partir do recebimento do produto constante no rastreio, para solicitar a Devolução através do e-mail contato@useange.com.br. Basta colocar o assunto “DEVOLUÇÃO” e informar no corpo do e-mail:

1. Número do pedido (disponível em todos os e-mails que enviamos e em seu Login no site)
2. Referência da peça que deseja devolver (a referência consta em sua Nota Fiscal, nos e-mails de acompanhamento de pedido e em seu login)

O produto não pode apresentar sinais de uso e/ou lavagem, qualquer alteração, e deve estar em perfeitas condições e com a etiqueta afixada.

Assim que recebermos seu e-mail, nosso time de logística reversa entrará em contato com você no prazo de até 2 dias úteis para passar todas as informações necessárias para o envio de sua devolução.
Importante: Em caso de devolução parcial, o frete é de responsabilidade do cliente. Em caso de devolução total do pedido, o frete é por nossa conta, exceto a embalagem.


Você deverá comparecer à uma agência dos Correios para postar a sua devolução munido de:

1. Produto;
2. Nota fiscal (enviada fisicamente e disponível também em seu email);
3. Código de autorização de postagem (em caso de devolução total do pedido)

Caso alguma das regrinhas não seja cumprida, a Angê se reserva ao direito de não realizar a devolução e reembolso.
Assim que sua devolução for recebida por aqui, nosso time analisará as peças, e estando tudo certo, realizaremos o reembolso do valor efetivamente pago pelo produto.


- Para pagamentos via cartão de crédito, o estorno será realizado direto com a adquirente de cartões, que transferirá o valor para seu cartão de crédito em até 90 dias corridos após a confirmação do cancelamento da compra. Este prazo é estabelecido pela operadora de cartões.

- Para pagamentos via Boleto e PIX, o estorno será realizado em até 15 dias úteis para uma conta de mesma titularidade do pedido.

 

Importante que haja a solicitação da Devolução via e-mail e o envio do produto em perfeito estado, conforme informado acima.
Toda a nossa política de devolução é feita com respeito às suas necessidades, baseada no Código de Defesa do Consumidor, com atenção à Lei do E-commerce (Decreto n° 7.962, 15/03/2013).
Em caso de dúvidas sobre o procedimento de Devolução, nosso time de Atendimento está disponível para te orientar.

Você tem até 90 dias corridos, a partir do recebimento do produto constante no rastreio, para solicitar a Devolução por Defeito através do e-mail contato@useange.com.br. Basta colocar o assunto “DEVOLUÇÃO DEFEITO” e informar no corpo do e-mail:

1. Número do pedido (disponível em todos os e-mails que enviamos e em seu Login no site)
2. Fotos do produto recebido, de preferência em ângulos diferentes para análise do item;
3. Referência da peça que deseja devolver por defeito (a referência consta em sua Nota Fiscal, nos e-mails de acompanhamento de pedido e em seu login)
4. Motivo da devolução com descrição do defeito (importante para nosso time ter esta informação)

Assim que recebermos seu e-mail, nosso time de logística reversa entrará em contato com você no prazo de até 2 dias úteis para passar todas as informações necessárias para o envio de sua devolução por defeito.
Importante: o frete dessa devolução por defeito é por nossa conta.

Você deverá comparecer à uma agência dos Correios para postar a sua devolução munido de:

1. Produto com defeito;
2. Nota fiscal (enviada fisicamente e disponível também em seu email);
3. Código de autorização de postagem.

Assim que sua devolução por defeito for recebida por aqui, será encaminhada para o departamento de análise técnica da Angê, para que seja avaliado por um técnico têxtil. Se for constatado algum defeito de fabricação, a devolução será autorizada ou, se possível, feito o reparo, sem prejuízo das características originais do produto.


Para pagamentos via cartão de crédito, o estorno será realizado direto com a adquirente de cartões, que transferirá o valor para seu cartão de crédito em até 90 dias corridos após a confirmação do cancelamento da compra. Este prazo é estabelecido pela operadora de cartões.


Para pagamentos via Boleto e PIX, o estorno será realizado em até 15 dias úteis para uma conta de titularidade do cliente.

 

Caso não seja constatado nenhum defeito fabril no produto devolvido, o produto será enviado de volta para o remetente. O SAC informará por e-mail que a postagem foi realizada. Se o cliente desejar, pode solicitar o código de rastreamento para controle próprio. Neste caso, o frete de retorno será de responsabilidade do cliente.

Importante que haja a solicitação da Devolução por Defeito via e-mail e o envio do produto se atentando ao prazo de 90 dias após o recebimento do pedido.
Toda a nossa política de devolução por defeito é feita com respeito às suas necessidades, baseada no Código de Defesa do Consumidor, com atenção à Lei do E-commerce (Decreto n° 7.962, 15/03/2013).
Em caso de dúvidas sobre o procedimento de Devolução por Defeito, nosso time de Atendimento está disponível para te orientar.

É bem fácil! Basta fazer o processo de compra normalmente e, no momento de finalizar o pedido, selecionar a opção “Utilizar Crédito”.
Caso o valor do pedido seja superior ao do crédito disponível, a diferença deverá ser paga para a compra ser finalizada.

É bem simples!

Basta acessar seu login, e clicar em “Dados Pessoais” para alterar Imagem de perfil, Nome, Data de Nascimento, Sexo, Telefone, E-mail, Senha ou o recebimento das novidades e promoções via e-mail.

Para incluir ou excluir um endereço, basta clicar em “Endereços”. O símbolo de lixeira ao lado de um endereço exclui o cadastro. Para inserir um novo, basta informar o CEP desejado e preencher todas as informações corretamente.

Atenção: as alterações cadastrais feitas são válidas apenas para futuras compras. As compras realizadas anteriormente ficam vinculadas aos dados cadastrados quando o pedido foi realizado.

Em caso de dúvidas ou ajuda, nosso time de Atendimento está disponível para te orientar.

Caso tenha esquecido sua senha, acesse a Área do Cliente, que fica no canto superior direito, e clique em “Esqueci minha senha”.

Preencha o campo com seu e-mail de login, clique em enviar e aguarde nosso email de recuperação de senha chegar em sua caixa de entrada. No e-mail, basta clicar no link para registrar uma nova senha para o nosso site.

Ah, não esqueça de conferir se digitou o e-mail corretamente, de checar a caixa de spam e também a lixeira. Pode ser que alguns e-mails estejam por lá.

Caso você tenha algum problema ou qualquer dúvida para realizar o procedimento, pode entrar em contato com a gente. Chame nosso time através do WhatsApp ou nos envie um chat.

Ao fazer login no site, basta passar o mouse por cima do ícone da área do Cliente, no campo superior direito, e clicar em “Minhas Compras”. Por ali, você pode ver todo o seu histórico de compras, com detalhes dos pedidos.

A gente vai sentir a sua falta, mas caso deseje realmente não fazer mais parte da nossa comunidade, basta fazer seu login e ir até “Dados Cadastrais”. Depois, você poderá clicar em “Excluir Conta Permanentemente”.

Lembre-se que todo o histórico de compra não ficará mais disponível. Por aqui, manteremos apenas o registro de dados não sensíveis, como permite a LGPD.

Sim! Priorizamos a sua segurança e a de seus dados durante a navegação em nosso site.
Temos em nossa página o selo do Google Safe Browsing, que indica o site da Angê como um site seguro para navegação.
Além disso, temos uma estrutura preparada para atender ao envio rápido de seus pedidos, e um time de atendimento ao cliente empático e solícito para te ajudar sempre que você tiver qualquer dúvida ou precisar de ajuda.

 

Sim! Quando você compra em nosso site, nós coletamos os dados necessários para processar e completar o seu pedido, e permitir o envio de atualizações como a confirmação de entrega, por exemplo. 
Sua conta é protegida por senha pessoal que pode ser alterada diretamente na Área do Cliente. Caso precise tirar alguma dúvida, nosso time de atendimento está disponível para você através de nosso chat ou whatsapp. 

Em cada página de produto disponibilizamos a nossa Tabela de Medidas. Para escolher o melhor tamanho para você indicamos que utilize uma fita métrica:

- No busto: contorne com a fita métrica o seu busto (região mamária) e respire normalmente. Perceba as variações enquanto respira e registre o maior número indicado na fita métrica.


- Na cintura: se possível, coloque-se em frente a um espelho com a cintura bem visível. Inclinando ligeiramente o tronco para o lado, visualize a criação de um vinco. Ali é a sua cintura natural. Esta região deverá ser medida sem apertar e sem folgas a fita métrica. Registre o número indicado.


- No quadril: contorne com a fita métrica a região mais larga abaixo da cintura, passando paralelamente pela parte mais “alta” dos glúteos. Sem apertar ou folgar a fita métrica, registre o número.

Compare as suas medidas com as medidas de nossa Tabela de Medidas e escolha o tamanho adequado para você.


Nossas referências de Tamanho são: P (34 – 36); M (38 – 40); G (42 – 44);
Se você vestir 36 - 38, sugerimos o tamanho M.
Se você vestir o tamanho 40 - 42, sugerimos o tamanho G
 

Trabalhamos com os melhores materiais fitness do mercado, e o mais importante pra gente é oferecer produtos de alta qualidade e design diferenciado. Por isso, além da preocupação com a matéria prima, também estamos sempre atentos à modelagem de nossas peças que são testadas inúmeras vezes até a sua aprovação.

Devido à popularidade de nossa marca, alguns produtos se esgotam muito rapidamente em nosso estoque, mas não se preocupe pois sempre acontecem reposições. Para ser avisada quando um produto ou tamanho retornar, basta clicar no tamanho desejado e preencher seu e-mail no campo “AVISE-ME QUANDO CHEGAR”. Enviaremos um e-mail pra você assim que a peça der entrada em nosso estoque e estiver disponível no site.

Existem caso também onde a pesquisa pelo produto não retorna nenhuma informação. Nestes casos, indicamos que você verifique se não houveram erros de digitação, e que utilize sinônimos (exemplo: ao invés de calça bailarina, utilize Calça Flare).

Todos os nossos produtos possuem uma etiqueta interna com instruções de lavagem e informações sobre cuidados especiais. Orientamos que leia atentamente as instruções para garantir as características originais do produto e ter sua peça Angê por muito mais tempo.
Recomendamos que:

Lave suas peças com sabão neutro, à mão e não deixe de molho;
Não utilize sabão em pó, cloro ou água sanitária;
Enxágue bem para remover qualquer resíduo de sabão;
Não torça a peça, apenas pressione para retirar o excesso de água;
Não misture roupas de cores diferentes, lave-as separadamente;
Seque à sombra e em local arejado. No varal, pendure as peças do avesso;
Ao passar, siga as instruções da etiqueta e comece pela temperatura mais baixa;
Evite usar perfumes e desodorantes diretamente nas peças.
 

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com nosso time de atendimento que teremos prazer em te orientar.

COLETA DE INFORMAÇÕES

Ao se cadastrar, os clientes determinam voluntariamente que desejam fornecer os seus Dados Pessoais requeridos na contratação, atualização ou cancelamento de determinados serviços oferecidos no site ou através dele, tais como: compras na loja virtual, contatos com os serviços de atendimento e outros.

Os Dados Pessoais recolhidos pelo site serão objeto de tratamento automatizado, sendo incorporados aos correspondentes registros eletrônicos de dados pessoais, dos quais o site será titular e responsável. Os dados obtidos e utilizados pelo site, bem como pelos parceiros contratados para os serviços oferecidos no site fazem parte dessa política.

 

UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

As informações pessoais fornecidas pelos clientes são utilizadas com o propósito básico de identificar o público usuário, seu perfil e hábitos de compra, para gestão, administração, atendimento, ampliação e melhorias nos produtos e serviços oferecidos; também para a adequação dos serviços às preferências e gostos dos usuários, para a criação de novos produtos e serviços, para o envio de informações operacionais e comerciais relativas aos produtos e serviços, por meios tradicionais e/ou eletrônicos.

 

EXCLUSÃO DOS DADOS

O cliente pode solicitar a exclusão dos seus dados seguindo as instruções deste link: Como faço para excluir meus dados?

 

O SITE SE COMPROMETE A:

1. Corrigir prontamente quaisquer alterações relativas aos Dados Pessoais do Usuário. Para tanto, o Usuário deverá informar ao site toda mudança nos respectivos dados;

2. Não divulgar sem prévia autorização, em hipótese alguma, o e-mail do internauta que se cadastrar em páginas que requerem preenchimento de dados pessoais - tais como páginas de Cartões, Chat, Fóruns, e-mails e outros que existam ou possam vir a ser criados;

3. Possibilitar ao internauta o cancelamento, a qualquer momento, do envio por e-mail de material informativo solicitado anteriormente;

4. Não comercializar ou divulgar os dados de seus clientes para outros fins que não sejam para ações do site, sejam eles através de contatos de nossa área de relacionamento, ações do programa fidelidade, informações sobre produtos e promoções.

5. Coletamos informações básicas, como nome e e-mail, de plataformas de terceiros, como Facebook e Google, para efetuar o cadastro da sua conta em nossa loja. Os dados que coletamos são os mesmos que você forneceu e autorizou nessas plataformas, os quais são posteriormente compartilhados conosco. Dentro da nossa empresa, tratamos esses dados com o mesmo cuidado dos dados coletados diretamente por nós. Recomendamos a leitura das políticas de privacidade das respectivas plataformas em relação ao tratamento de dados por elas realizados.

O site adota como política o compromisso de não divulgar informações sobre os acessos realizados por seus usuários, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial ou no estrito cumprimento de norma legal. Da mesma forma, o site mantém confidenciais os dados cadastrais privados de seus usuários, só os revelando a terceiros nos casos em que não haja vedação legal, ou em razão de ordem judicial ou, ainda, mediante autorização de seus titulares.

O site pode, eventualmente, gravar arquivos de dados chamados "cookies" no computador do usuário. Esses arquivos não ocupam espaço de memória do micro, mas com eles se pode personalizar cada página visualizada por você no site, o que torna sua navegação mais interessante e ágil. No entanto, a desativação da instalação destes arquivos no software de navegação é passível de acontecer, se assim você preferir, ainda que continue a utilizar os serviços que o site oferece.